Cozinha divertida, comida atrativa!
Wendy Kerr
21 de novembro de 2020
Você já reparou como a cozinha é o ambiente da casa onde passamos a maior parte do tempo disciplinando os nossos filhos?
É comum dizermos:
- Fique quieto à mesa
- Sente assim
- Mastigue direito
- Não faça sujeira
- Isso quebra
- Desligue o celular
- Coma logo
- Pare de enrolar
- Recolha o seu prato
São inúmeras orientações que damos às crianças no momento das refeições. E, em alguns lares, essa é praticamente a única hora em que a criança visita a cozinha. É de se pensar: como pode ser chata a experiência de comer?!
Veja pelo lado da criança: a comida está pronta, muitas vezes o prato já está montado, e à ela, resta a atividade de se alimentar e seguir todas as regras que envolvem o momento.
Se olharmos por esse ângulo, falta interação e curiosidade.
Quais sentimentos estão envolvidos nessa reunião familiar? Que tal mudar essa perspectiva, convidar a criança a ajudar no preparo das refeições? Ao envolver a família toda, passar tempo juntos e até permitir brincar sem expectativas e pressões, o ambiente se tornará mais leve e agradável, cheio de memórias saudáveis!
Seguem 3 dicas simples e fáceis para incluir a criança na cozinha com segurança e diversão:
- Descascar legumes: Veja na foto a posição correta para a criança aprender a descascar. O alimento deve estar apoiado em uma base. Uma mão segura o legume e a outra mão segura o descascador com o dedo indicador dando apoio, descascando em direção contrária ao corpo.
- Lavar e guardar os alimentos: Sempre que possível leve a criança para as compras na feira ou ao mercado. Quando chegarem em casa, convide a criança para lavar e depois guardar estes alimentos. Que tal já separar 3 frutas e preparar uma salada de frutas?
- Usar a imaginação: Vira e mexe a gente encontra alguns alimentos esquecidos na fruteira ou na geladeira. Vamos usá-los dando vida nova e criando formas divertidas? Podemos fazer bonecos, criar cidades e brincar de feira.
Sempre que possível traga a música para o ambiente! A Comer Brincar Amar tem uma
playlist no Spotify feita especialmente para este momento:
https://open.spotify.com/playlist/6GLPJrzSDuRKdL5iDEwmJW
O recurso de brincar com os alimentos e utensílios de cozinha enriquece a autonomia das crianças e fortalece a confiança dos pais para com os filhos. Isso dá reforço positivo ao cérebro, liberando dopamina (aquela sensação de prazer). A dopamina é um importante neurotransmissor, que atua no sistema nervoso central, que permite a comunicação entre
as células cerebrais.
Quanto mais tempo juntos em família, de forma descontraída, em um ambiente tranquilo,
melhor a qualidade da memória afetiva com relação a comida e ao ato de comer. Mais
recordações o cérebro da criança vai guardar, e no futuro provavelmente desejará reproduzir os bons momentos que viveu.
Então aproveite um dia tranquilo, e se permita essa experiência! Vá, aos poucos, introduzindo a criança nessa nova visão do ambiente. Permita mais e cobre menos de si e dos pequenos.
Fontes
Livro: O Cérebro da Criança
Autores: Daniel J Siegel e Tina Payne Bryson
Data da primeira publicação: 4 de outubro de 2011
Plataforma: Brasil Escola
https://brasilescola.uol.com.br/biologia/dopamina.htm
Acessado em: 29 de outubro de 2020