Parece incrível, mas a gente esquece de organizar a cozinha!
Wendy Kerr
12 de janeiro de 2021
Como você costuma aplicar a energia de renovação na sua cozinha?
Sabe aquela energia de mudança que o ano novo traz?Aproveitamos o momento e costumamos organizar o guarda roupas, separamos objetos para doar e fazemos a limpa nos documentos que não são mais necessários. Como você costuma aplicar essa renovação na cozinha? Já parou para pensar que por lá deixamos quase tudo igual por anos?
Na verdade, a maioria das pessoas apenas vai integrando novos utensílios e aparelhos, ou seja, acumulando coisas. O que a gente faz com frequência é limpar a geladeira e descartar os alimentos que já passaram da validade.
E os potinhos? Ah, o nosso terror da organização. Aqueles que nos desafiam a perder qualquer resto de paciência que nos sobra quando precisamos encontrar a união perfeita entre tampa e pote.
Talheres, panelas, formas e assadeiras também precisam de um olhar com atenção e se perguntar: qual foi a última vez que os utilizamos? Tenho certeza que você ganhou ou comprou algo para a sua cozinha que nunca foi usado. Nem vou comentar sobre aquela caneca lascada ou com a asa quebrada que você guarda por puro e respeitável envolvimento emocional.
Tá, eu sei que a primeira coisa que você diria é: Eu não tenho tempo pra isso. E acredito que não tenha mesmo, pois eu, às vezes, deixo a desejar, mas o segredo é tornar esse momento agradável e procurar alimentar a sua inspiração. Assista a um episódio da Marie Kondo na Netflix. Corra no Pinterest e encontre lindas fotos de organização na cozinha. Pesquise sobre o minimalismo. Relembre sobre Feng Shui.
Todos esses conteúdos têm um único propósito: liberar a energia parada no local.
Pronto, é isso. Agora chame as crianças, ligue o som e passe uma tarde organizando com elas. Ah, e veja só, que ótima oportunidade para ensinar sobre a utilidade das coisas e contar histórias do passado envolvendo a sua memória afetiva.
O que você conseguir reunir que não há mais necessidade em seu lar, eu tenho certeza que será a alegria em outro cantinho. Anuncie em grupos de troca, doe para o bazar, venda online (sim as pessoas compram, eu já vendi um frasco de perfume vazio, acredite) faça um lote de utensílios e venda tudo junto. Enfim, oportunidades para um novo destino existirão.
E para o próximo texto vou trazer uma dica para complementar essa organização e que vai poder envolver muito mais as crianças neste ambiente.
A cozinha é o lugar onde preparamos o que nos alimenta e o que nos nutre. Nada mais justo do que dedicarmos essa limpeza energética ao ambiente mais essencial da nossa família.
Fotos: wix e vivadecora.