top of page

Um ovo frito - lembrança de infância.

Wendy Kerr

1 de dezembro de 2020

Como nasce uma tradição de família?

mestrado maternidade_marca junto_quadrad

Qual a primeira coisa que você lembra da sua infância? O apresentador de televisão e empresário Luciano Huck respondeu a essa pergunta no programa "Que história é essa Porchat?". A primeira coisa que veio à sua mente foi a lembrança do ovo frito que a avó materna fazia aos finais de semana.

Agora, vamos refletir um pouco sobre o impacto da memória afetiva que a comida pode trazer às nossas crianças.

Em uma rápida pesquisa na internet, é possível sabermos que o garoto Luciano nasceu em uma condição social favorável e é de se imaginar que a sua infância deve ter um grande leque de lembranças entre momentos, passeios e brinquedos. Dentro de todas essas possíveis memórias, como que um ovo frito ocupa o primeiro lugar da sua lembrança?

Com certeza, o ovo frito traduziu a história do relacionamento afetivo que ele tinha com a avó materna. É provável que eles passassem longo tempo juntos. Provavelmente, faziam outras atividades. Porém, na memória do Luciano, ficou registrado e associado o cheiro e a imagem daquela comida.


A quantidade de adultos que têm no alimento uma lembrança ligada à infância é grande. A comida possui dois recursos muito especiais para garantir um lugar especial em nossos corações, que são o cheiro e o sabor. O nosso cérebro tem maior facilidade de armazenar informações quando o registro do momento envolve muitos dos nossos sentidos. Por exemplo, quando brincamos de jogos, geralmente, usamos o tato e a visão. Quando nos alimentamos os sentidos acionados são: o tato, a visão, o paladar e o olfato. Vejam só quantos recursos a mais oferecemos ao nosso cérebro! Acrescente agora um tempero especial chamado Amor. Impossível esquecer, né?


A minha memória afetiva com a comida me remete à minha tia Cleuza. Quando eu passava os dias em sua casa, ela preparava um bolinho de massa de batata recheado com carne moída e frito no óleo. Sabe quantas vezes eu já tentei reproduzir esta receita? Inúmeras vezes, mas jamais vou saber qual era o segredo daquele recheio.


Portanto, deixo aqui a minha dica: crie uma tradição!

Por exemplo, aos finais de semana escolha uma das refeições para que aquela receita esteja sempre presente. Pode ser algo muito simples e bem rápido. No café da manhã pode ter panqueca doce, waffle, rabanada, vitamina, café com leite servido um pingo de canela, ovos mexidos,fritos ou quente (aquele que a gema fica mole por dentro, e aqui, o bônus da memória será o de quebrar a casquinha do ovo).

No almoço, pode ser uma sobremesa como arroz doce, doce de abóbora ou uma prática maçã no micro-ondas.

No jantar, que tal uma pizza tradicional da família que só vocês fazem ou mesmo pedem em lugar especial?

Temos muitas possibilidades ao nosso alcance de criarmos momentos juntos ricos de carinho e afeto em torno das refeições! Experimente e conte os primeiros resultados auqi nos comentários!

mestrado maternidade_marca junto_quadrad
mestrado maternidade_marca junto_quadrad
bottom of page