Porque não falar sobre o seu negócio?
Lívia Alencar
21 de novembro de 2020
Como comunicar para além do seu negócio?
Pensei muito em como começar o mãe digital. E, como boa comunicóloga, minha dica de hoje é sobre comunicação.
Poxa Lívia, mas como falar de comunicação, no empreendedorismo materno sem falar sobre o meu negócio? Aqui está o X da questão, não é sobre o seu negócio que você deve comunicar, mãe!
Pensa comigo: você conhece uma pessoa, essa pessoa é perfeita, bacana, bonita, e você gostou dela. Dai, quando vocês se aproximam, você percebe que, com o tempo, ela só fala dela. Como ela é incrível! Como ela faz tudo certo! Como ela é demais! Ela é tão demais e tão perfeita, que até é chata. Logo, você sai de perto dessa pessoa, afinal, ela se tornou tão perfeita que está longe de seu alcance. Então, para que estar próximo a ela, não é verdade?
Se com uma pessoa é assim, porque seria diferente com o seu empreendimento materno? Do que adianta um negócio tão perfeito se ele está tão distante de você? Se você não pode alcança-lo?
A comunicação de seu negócio, portanto, não deve ser sobre ele. A comunicação deve ser sobre como o seu negócio é útil para seu cliente. Como seu negócio vai agregar na vida de seu cliente. Como o seu cliente está próximo ao seu negócio!
Ouvi em uma live: qual o sentido da vida? E Jesus nos responde: É dar sentido a vida do outro! Como? Porque dar sentido a vida do outro, faz a minha vida ter sentido?
“É dando que se recebe!”
Se estudarmos esse trecho e trouxermos isso para os nossos negócios, entenderemos que o importante é ser útil ao próximo. Assim, mostrar o que, no seu negócio, atenderá a necessidade do outro, no caso, o seu cliente. Em troca, teremos pessoas gratas com o que fazemos por elas, pessoas que nos darão feedbacks, pessoas que retornarão para nos dar novas demandas. Dessa forma, manteremos nosso negócio saudável tanto para nós mesmos, mas principalmente, para nosso público.
Vamos fazer um exercício! Responda as perguntas abaixo, anotando TUDO que vier a sua mente:
1 - Quem vai comprar de seu negócio? - quem é seu cliente? Quais as dúvidas dele? Quais dores ele tem? Quais os seus desejos?
2 - O que ele vai comprar? Como é seu produto ou serviço? Quais as funções e características dele? Quais as facilidades?
3 - Porque ele deve comprar de você? Quais as grandes vantagens que seu produto ou negócio traz para o seu cliente?
Ok, agora que você investiu seu tempo estudando o seu público, responda as perguntas abaixo pensando na sua comunicação, em como você vai falar com este público:
4 - Como seu negócio melhora a vida de seu cliente? Quais as diferenças que seu público vai perceber após agregar o seu produto ou serviço na vida dele?
5 - quais barreiras impedem a aquisição de seu produto ou serviço pelo seu cliente? Aqui, foco na solução! Para isso, vamos dividir em 2 partes:
5a - O que poderia fazer as pessoas deixarem de comprar o seu produto? Tempo? Dinheiro? Desconhecimento?
5b - Como contornar essas barreiras? Pense nas diversas soluções (parcelamento, compra em grupo, mais divulgação?)
Esse exercício pode ir muito além do que você imagina! Aqui no nosso canal, por exemplo, criamos o “Mães de Braços Dados” e lançamos o nosso e-book “Preparando a chegada do Bebê” a partir dele. Quanto mais dedicada e aberta ao outro você estiver, melhor serão seus resultados!
Espero que essa dica tenho mudado o seu ponto de vista e que, a partir de agora, você possa olhar para como ajudar o seu cliente. Se coloque no lugar de seu cliente. O que ele sente? Em que ele precisa de ajuda? Como o seu negócio pode ajudar o seu cliente? E comunique para ele!
Agora, vá ao nosso instagram e conte pra gente como foi fazer esse exercício! Quanto tempo você levou? Quais os resultados você obteve?
Fonte: André Cia (instagram: ciaandre)
Publicação: 28 de outubro de 2020
Acessado em: 10 de novembro de 2020