Você sabe fazer um storytelling?
Lívia Alencar
3 de dezembro de 2020
Saber escrever a sua história faz toda a diferença!!!
Sabe aquela história de que você não deve vender um prego, mas o que a foto que estará no quadro a ser pendurado representa? Ok, a ideia é bacana. Mas como aplicar isso nos seus posts, nos seus textos?
É bem fácil escrever a sua história de forma interessante. Bastam 4 parágrafos e, praticando, você aprender a contar histórias para tudo!!! Vamos lá então:
Parágrafo #1: Escreva o seu sonho, sua vontade, seu legado. Aqui é onde começa a criar conexão com seu público.
Por exemplo: Comece dizendo: Eu vivo / vivia uma situação e para mim era como uma prisão.
No meu caso, por exemplo:
"Ser mãe sempre foi um sonho. Eu achei que quando nascesse minha filha, eu nasceria como mãe também. Não foi bem assim."
Parágrafo #2: Este é o parágrafo que muda o caminho. Aqui, você vai contar que algo aconteceu e mudou minha consciência.
Por exemplo: Eu passei a ver diferente; algo transformador aconteceu; mudei a minha visão.
E aqui, eu chamo a atenção que não precisa você ter alcançado o sucesso.
No meu caso, por exemplo:
"Eu percebi que a maternidade tem muito mais a ser desenvolvido que o indicado pelo meu instinto. As experiências de outras mães me ajudaram a superar minhas dificuldades".
Parágrafo #3: Você já criou a conexão com seu público e já falou que algo aconteceu. O passo agora, então, é informar que você colocou algo em prática! Por exemplo, você iniciou uma página no instagram; abriu o negócio; passou a compartilhar algo com o público.
Na minha história, eu acrescento agora:
"Foi então que decidi criar o Blog Mestrado Maternidade. Eu percebi que a experiência de uma mãe pode sim ajudar a superação de outra mãe".
Parágrafo #4: Feche sua história com sua missão. Para quem você escreve? O fechamento deve ser algo bem pessoal, baseado no que você acredita e em que seu trabalho ajuda. Por exemplo, aqui na nossa história podemos escrever este parágrafo assim:
“Hoje, nossa missão é disponibilizar para todas as mães um espaço acolhedor e de ajuda mútua para maternidade independente. Em nosso espaço, trocamos ideias sobre nossos desafios, entrevistamos profissionais de diversas áreas, incentivamos o mercado materno e, assim, nos fortalecemos a cada dia!”
Sua história está pronta! Mas está faltando algo né? Falta a chamada para caminhar junto! Nesta hora, você chama seu público para entrar na mesma frequência que você. Você pode usar expressões como : vem comigo; eu sei que você também se sente assim; se eu consigo, você também consegue!
Para finalizar o meu texto de exemplo, pode ficar assim:
"Se você é mãe, eu sei que você também já se pegou sem saber o que fazer! Escreve para gente a sua história e podemos compartilhar ela aqui no canal. Vamos unir forças para maternidade independente com nossas experiências !"
E ai? Agora ficou fácil escrever a sua história? Use e abuse dessa dica e lembre-se: pessoas, compram de pessoas! Sua história é a chave para criar conexão com seu público. Escreva sua história e me marque (@liviaalencar_branding) que te dou dicas de como melhorar!