top of page
Buscar
Foto do escritorLívia Alencar

A confiança do mercado materno nas redes sociais.


Para quem é mãe e quer trabalhar de casa, enxerga nas redes sociais uma oportunidade de se inserir na nova televisão. Oi? Nova televisão? Do que você está falando?


Sim, quer ver? Me diga uma coisa, o que tem hoje no instagram? Eu mesmo respondo: só tem propaganda!


Ai você me diz: Nada disso, eu posto coisas pessoais apenas.

Ok, sua vida pessoal tb é propaganda. Você quer mostrar aos que te vêem que você está bem, ou chamar a atenção porque está mal por algum motivo. Você mostra a sua imagem, como você se vê no momento. Você quer mais seguidores. Você que aqueles que te seguem continuem te assistindo, gostando de você, dialogando com você, interagindo com você. Ou seja, vc está fazendo propaganda de você mesmo.


E onde a mãe se encaixa? Neste espaço aberto, de buscas e tentativas. Primeiro, a mãe busca informações que auxiliem acertar na educação de seu filho. E ai surge uma série de temas: a amamentação ideal, o parto ideal, a roupa ideal, a escola ideal, as atividades para fazer em casa, o equilíbrio emocional e, claro, o dinheiro!


Exatamente, o dinheiro. Porque é nesse espaço que a mãe enxerga possibilidades de fazer algum dinheiro. Afinal, é gratuito. E ela vai se esforçar no começo, vai abrir um espaço na agenda já disputada com compromissos pessoais para conseguir encaixar uma demanda de posts e propagandas nas redes sociais. No entanto, vai chegar uma hora, que a mãe irá se frustrar. Isso pode acontecer por vários motivos: porque o número de seguidores não cresce tão rápido quanto ela esperava, porque aquele post especial não teve tantas curtidas, porque mais uma vez ela cansou.


E vou te dizer, redes sociais sempre representaram uma barreira para mim. Eu, comunicóloga, publicitária, uma pessoa com foco no relacionamento, me vi diante da barreira de redes sociais. Porque? Porque é difícil aceitar que preciso saber conversar com uma máquina. Redes sociais não é nada mais que uma máquina, com linguagem própria.


Criei o blog para compartilhar minhas experiências e...me vi interessada em entrar para nova televisão. Tive que dar meu braço a torcer para fazer as pases com o mundo digital e, como todas as mães empreendedoras, confiar que esse é o melhor caminho para divulgar o meu trabalho. E aqui, outro ponto importante: divulgar meu trabalho, não significa receber por ele.


E por ter que mudar a minha visão e aceitar as redes sociais como uma oportunidade, eu decidi escrever sobre ela. Hoje, eu vim deixar claro algumas coisas que nem sempre falam sobre as redes sociais ou se falam, é superficial:


- as redes sociais são feitas por programas. Isso quer dizer que você precisa saber falar a língua deles para ter resultado. É o famoso algoritmo. Assim, nem tudo que você postar, por mais interessante que seja para você, terá impacto para o programa. O Pinterest, por exemplo, funciona com o mapeamento de palavras chaves. O instagram funciona com interação e constância. Já o facebook funciona muito bem com debates em grupos. Pense o seguinte: você trabalha para que as redes sociais sejam importante. Se a rede que você escolheu entende que seu conteúdo não tem relevância, ela para de te divulgar e divulga o outro que é mais relevante. Esse é o objetivo do algorítimo.


- todo trabalho requer tempo e dedicação. Se você é mãe, como eu, sabe que nosso tempo é apertado. Então, ou nos organizamos, ou estaremos sempre desesperadas para alcançar um objetivo pessoal. O nome disso é rotina. Sim, a rotina vai te ajudar a criar o seu bebê, mas também vai te dar a possibilidade de enxergar o tempo que você tem para seu mercado e para criação de um conteúdo (a tal copy) relevante.


- sororidade. A parceria é o que funciona em qualquer rede social. E se você é mulher, o momento é de se juntar. Converse com mães do mesmo seguimento que você ou de seguimentos semelhantes para que vocês interajam em conversas, posts, lives, vídeos. Deixará sua página mais leve, divertida e interessante.


Eu espero realmente que, a partir deste texto você possa olhar as redes sociais com mais frieza. O espaço é bacana, mas há regras desse sistema. Não confie nele por si só, ele precisa de motivação, precisa que você fale o conteúdo relevante para ele. Além disso, é um espaço de tentativa e erro. Às vezes funciona, outras vezes, nem tanto. Não se frustre por isso.


Durante a semana, vou deixar dicas de engajamentos, postagens, textos, interações.

Vamos fazer parte dessa rede de sororidade e nos ajudar. Grande beijo.

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page