top of page
Buscar
Foto do escritorMestrado Maternidade

Filhos x Casamento


Por eu ter uma enteada, eu já conhecia meu marido no papel de pai e isso foi uma vantagem, pois não teria falsas expectativas.


Eu sabia que minha filha teria um pai amoroso, paciente e participativo, assim como sabia que ela teria um pai sem muita autoridade e que isso me daria um trabaaaaalho rs. Ele é muito bonzinho kkkkk


Mesmo assim, tivemos e temos dificuldades, mas é importante adicionar "como qualquer casal, com ou sem filhos".


Bem no comecinho, o tempo para o casal era quase nulo. Isso porque estávamos focados 100% na novidade da casa (e no meu caso, na dor que eu sentia me recuperando da cesárea). Estávamos tão felizes com a chegada daquela bebezinha que os momentos a dois não faziam a menor falta.


Claro que com o passar dos dias, fomos nos acostumando com a nova rotina e apesar de um dia ser diferente do outro com um bebê em casa, comecei a sentir falta de algumas coisas simples que eu fazia antes e não conseguia mais, como: sair com as amigas, assistir um episódio completo do Netflix sem interrupções, sair p/ jantar com meu marido, tomar um banho completo sem alguém precisar de mim, conseguir fazer as refeições na hora em que tenho fome, enfim, conseguir ir ao banheiro sem ter que ficar segurando o xixi até quando fosse possível...


Enquanto isso, meu marido continuava indo trabalhar (menos horas por dia para me ajudar o máximo possível, confesso) e jogando futebol 3x na semana. Eu já tinha passado a gravidez indo a churrascos em que ele podia beber e comer carne sangrando enquanto eu só assistia. E agora tinha que conviver com o fato dele sair quando bem entendesse pelo tempo que achasse melhor enquanto eu não conseguia me ausentar por mais de quarenta minutos em paz sem que aquele serzinho precisasse de mim novamente.


Estava sendo injusta pensando assim? Querendo exigir que, mesmo que desnecessário, ele passasse exatamente pelas mesmas dificuldades do que eu? Não sei, mas era assim que eu me sentia: injustiçada e incompreendida.


E esse sentimento, na minha opinião, é o maior inimigo do casamento feliz.


Obviamente, ele não entendia porque eu estava sempre de mau humor e reclamando tanto já que ele é um pai tão presente e participativo. Ele continuava trocando fralda e dando banho sempre que estava em casa. E era meu auxiliar durante as mamadas, fosse para trazê-la até mim ou fosse para me alimentar enquanto eu a alimentava. Mas era como se nada fosse suficiente pra mim. Por fim, eu me sentia culpada por tamanha ingratidão da minha parte, pois no fundo eu sabia que ele estava dando o melhor de si, assim como eu. Talvez também eu tenha tido um certo baby blues, não sei...ou talvez eu só estivesse sentindo falta do meu trabalho e do meu espaço. Eu nunca tinha passado tanto tempo com meu marido e muito menos com um bebê rs.


O mais importante de se perceber nesse relato é que foi uma fase, uma adaptação! Repito: eu nunca tinha passado tanto tempo em casa, com meu marido, com um bebê, mudando a rotina, mudando o corpo e os hormônios. Eu nunca tinha sido tão necessária para alguém como eu era para aquele bebezinho e isso vem com um peso enorme!


Por isso mamãe, não se cobre como eu me cobrei. E nem jogue essa cobrança no seu parceiro, pois não vai resolver e talvez vc afaste aquele que pode ser seu grande porto seguro, como meu marido foi para mim. Graças a paciência dele, quando eu cheguei no meu limite, foi ele quem me socorreu, era no ombro dele que eu chorava e pedia socorro. E ele era o único que podia me ouvir e me entender profundamente já que era ele quem estava comigo dentro da mesma situação.


Talvez por isso a natureza tenha escolhido apenas nós mulheres para a gravidez e amamentação exclusiva. Pois se dividíssemos isso com o pai, talvez os dois pirariam ao mesmo tempo e não suportariam o outro kkkkkkkkkk


Brincadeiras a parte, o papel do pai, além do cuidado com a criança, também deve ser o suporte à mãe, no meu ponto de vista. E ele só vai conseguir fazer isso, conhecendo pelo que a mãe está passando. Por isso, meu maior conselho é: converse muito com seu companheiro! Desde antes do nascimento! Explique como se sente, quais são suas expectativas, defina em conjunto com ele o papel e responsabilidade de cada um após o nascimento.


Vá ajustando no meio do caminho o que precisar ser ajustado, como parceiros, sempre em conjunto. Esteja pronta para sempre escutar também! Pergunte! O pai também sofre com inseguranças e receios. Ele vai sentir sua falta ainda que ele entenda o momento.


O tempo a sós após os filhos realmente diminui consideravelmente, mas esses pequenos ajustes e combinados do casal, vão tornando a rotina mais leve e confortável para todos da família. Ás vezes, 5 minutinhos de conversa e um Netflix naquela soneca do bebê já são super suficientes. Tudo se encaixa como tempo!


O diálogo é a chave para manter a sintonia do casal. Não guarde seus sentimentos. Divida e compartilhe. O casamento traz essa grande vantagem ;) Então, use-a.

 

O que encontrei por ai:


Seu marido está agindo como um bebê?

Texto: Quando o homem é criança...

Autora: Marília Gomes

Jornal: O Popular

Data: 20/10/2015


Seu marido está com ciúmes do próprio filho?

Texto: Quando o pai tem ciúme dos filhos: 3 soluções para resolver a situação

Autora: Suely Buriasco

Link: https://www.familia.com.br/quando-o-pai-tem-ciume-dos-filhos-3-solucoes-para-resolver-a-situacao/


Seu marido não entende que algumas coisas mudaram com a chegada do bebê?

Texto: A chegada de um bebê muda a vida do casal. Saiba como lidar!

Blog: Lá vem bebê

Link: https://lavembebe.com.br/blog/vida-casal-muda-com-chegada-de-um-bebe/


Quer saber o que muda no casamento após a chegada do bebê?

Texto: 7 coisas que mudam no casamento após a chegada dos filhos

Autora: Luísa Massa

Revista: Abril Bebê

Data: 24/09/2017

Link: https://bebe.abril.com.br/familia/7-coisas-que-mudam-no-casamento-apos-a-chegada-dos-filhos/

Quer saber como manter um casamento feliz após a chegada do bebê?

Texto: As 10 dicas para manter um bom casamento após a chegada do bebê!

Autora: Juliana Freire

Site: Just Real Moms

Data: 20/05/2013

Link: https://www.justrealmoms.com.br/as-10-dicas-para-manter-um-bom-casamento-apos-a-chegada-do-bebe/


E a vida sexual? Como fica?

Texto 1: Como muda a vida sexual do casal depois de ter filhos

Autor: Miguel Ángel Bargueño

Jornal: Él País

Data: 17/07/2018


Texto 2: 6 dicas de sexo para casais que tem filhos

Autor: Suzane Werdt

Site: Dicas de Mulher

Última Atualização: 26/09/2019

Link: https://www.dicasdemulher.com.br/dicas-de-sexo-para-casais-que-tem-filhos/


11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page