top of page
Buscar
Foto do escritorMestrado Maternidade

Tenho tanto orgulho de ter sido adotada!

Por Maria Marães ( insta @mmaraes)


Eu sou Maria Marães, negra, filha de mãe branca e pai negro. 😛Entretanto, isso nunca foi uma questão para mim.


Adotar, para mim, representa um ato de muita coragem. Tem que se explicar para uma criança que ela veio de outra barriga, que ela cresceu no lado esquerdo do peito da mamãe, que a sua cegonha se perdeu e de outra forma ela, a sua mãe, teve que te encontrar.


Acredito que tenha entendido isso muito bem, porque quando era criança (até mais ou menos 10 anos), em qualquer lugar que eu estivesse com um certo coro de outras crianças, subia num local mais alto, para fazer de palanque, estufava o peito e dizia “Eu fui adotada, vocês não! Perguntas?” E todas as criança ficavam de boca aberta, passado 02 segundos de plateia extasiada, completava “E eu nuca mamei no peeeeeito !!” Ainda bem que nos tempos atuais essa afirmação não seria uma polêmica.


Li um artigo que falava que filhos adotivos amam mais os pais, e quer saber? Acho suuuuper real. Tenho tanto orgulho de ter sido adotada, porque, para mim, a adoção significa uma vontade tão grande de ter um filho, uma família que só a generosidade do amor pode conceber.


Admiro cada dia mais a minha mãe. Quando me tornei mãe, só tive 41 semanas para acompanhar a chegada do meu filho. Não tive que esperar 78 semanas de incertezas. Não tive que ir do Rio para o interior do Paraná, num inverno gélido, buscar um bebe de 01 mês, que nunca tinha visto na vida, que não tinha o sexo desejado e nem a mesma cor que a minha. Há 43 anos atrás, isso fazia muuuuuito mais diferença que agora. Digo, para sociedade, não para minha mãe!


Conseguir dizer e fazer o que pude quando estava fisicamente com ela foi um privilegio que agradeço diariamente. O laço é eterno. A diferença agora é que não vejo a sua reação. Só eu falo, mas com a certeza absoluta de que ela esta me ouvindo.


A adoção é um processo que envolve toda a família. E assim, acrescento que fui adotada por avós, padrinho, madrinha, tios, e primos. Neles, sempre senti o mesmo amor, implicância e respeito que qualquer outro membro. Isso só pode significar que tenho tanta sorte que nem deveria jogar na loteria, seria até injusto. Mas jogo!!

39 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Коментарі


bottom of page