![IMG_20191002_170217.jpg](https://static.wixstatic.com/media/2f997a_802946c2e09841dfa331e9d566a1f77d~mv2.jpg/v1/crop/x_577,y_0,w_3469,h_3460/fill/w_382,h_381,al_c,q_80,usm_0.66_1.00_0.01,enc_avif,quality_auto/IMG_20191002_170217.jpg)
Lívia Macêdo
Ser mãe é saber que alguém depende de você.
A partir da minha gravidez, esse é o pensamento mais presente. Todo meu cotidiano mudou a partir desse momento. Alimentação, atividades físicas, horário de dormir, tempo para trabalhar, tudo mudou e se moldou à realidade de alguém que, agora, depende de mim 100%.
Ao mesmo tempo, ser mãe é ser humano. Digo ser humano por que incluo aqui a figura masculina, que muitas vezes assume a maternidade além do ser pai. Ser mãe é ser humano no sentido que complementa o ciclo da vida, em que a nova parte do seu ser espelha e aprende com suas atitudes. Ser mãe é mais que fazer uma criança crescer, mas é ter responsabilidade sobre todos os seus passos. Escolhas, valores, saúde, educação, comportamento, desenvolvimento, enfim, todas as atitudes da mãe se refletem na criação humana do serzinho que nasceu. Então aqui, ser mãe é também ter responsabilidade pelas suas escolhas, sabendo que não há certo ou errado, mas consequências a serem refletidas.
Assim, a experiência da maternidade para mim tem sido uma total mudança de vida. Lembrando aqui que essa foi também uma escolha, ser mãe tem sido o afastamento da vida profissional; a mudança no cotiado de um relacionamento; a redução de tempo dedicado a pessoa que sou; viver a vida de outra pessoa mais que a sua mesmo; o cansaço exaustivo de exercer uma mesma função 24h; enfim, ser mãe... Mas tem sido também o melhor lugar do mundo na pequena distância de um abraço; o sorriso de uma nova conquista; o som mais belo da palavra mamãe; a emoção de uma nova descoberta; os desafios de um passo mais rápido; as aprendizagens diárias de um novo desenvolvimento; a delícia de ver um ser humano descobrindo a vida.
E por mais que te digam: ser mãe faz parte da mulher, está nela, já nasce sabendo ser....não é bem assim para mim.
Eu sou Lívia Macêdo, mãe de Maria. Tenho 36 anos e ainda cuido da minha filha de 1 ano e 6 meses, enquanto meu marido trabalha externo (o que não é fácil, mas é o que conseguimos aqui). Sou comunicóloga, gerente de projetos, e membro fundadora deste blog, junto com Marcela e Marina. Dividiremos como enfrentamos os desafios de aprender a ser mãe e esperamos que com nossas experiências, você também consiga passar pela sua sem enlouquecer.